Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Socorro, tenho uma filha adolescente!  (Lida 840 vezes)
AnaIsabel
Sr. Member

« em: Fevereiro 03, 2010, 16:32:03 »

Olá!

Hoje fui falar com a Directora de Turma da minha filha e não vim nada satisfeita  019 A minha filha queixou-se à Directora de Turma que anda desmotivada (pelos estudos) porque os pais a pressionam para estudar  031 Por acaso, um dia destes, à mesa,  também nos disse isso!!!  dft006 Mas, por experiência (s) que temos feito com ela, se não mandarmos estudar, ela não estuda. Aproveita as capacidades que tem e vai andando na boa vida.
Ah, e ainda, passa uma imagem de nós, pais, como uns tiranos, que não a deixam fazer nada e que está sempre de castigo  help é preciso muita paciência para aturar estes adolescentes, que têm a mania que já são gente grande.

É tão complicada esta fase da adolescência...gosta de estar do contra, nunca está satisfeita, quer sempre mais, não aceita o que os pais dizem, enfim, são nossos filhos e não os podemos deitar fora, porque estão aqui por nossa vontade, mas dá-me paciência, resmas de paciência!
Registado

Andie
Visitante
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2010, 17:46:44 »

Olá!

Hoje fui falar com a Directora de Turma da minha filha e não vim nada satisfeita  019 A minha filha queixou-se à Directora de Turma que anda desmotivada (pelos estudos) porque os pais a pressionam para estudar  031 Por acaso, um dia destes, à mesa,  também nos disse isso!!!  dft006 Mas, por experiência (s) que temos feito com ela, se não mandarmos estudar, ela não estuda. Aproveita as capacidades que tem e vai andando na boa vida.
Ah, e ainda, passa uma imagem de nós, pais, como uns tiranos, que não a deixam fazer nada e que está sempre de castigo  help é preciso muita paciência para aturar estes adolescentes, que têm a mania que já são gente grande.

É tão complicada esta fase da adolescência...gosta de estar do contra, nunca está satisfeita, quer sempre mais, não aceita o que os pais dizem, enfim, são nossos filhos e não os podemos deitar fora, porque estão aqui por nossa vontade, mas dá-me paciência, resmas de paciência!
Engraçado eu era assim, não precisava de estudar para passar, ia levando...era uma aluna média, mas anos mais tarde quando voltei a estudar descobri que se tivesse estudado mais na altura tinha capacidades para ser uma aluna da fasquia mais alta...
Experimenta deixar por conta dela um período que seja, ou aproveita agora que estão daqui a pouco a chegar os exames do 2º período e deixa-a seguir o método dela...se não houver descidas percentuais 54óptimo, ficas a saber que podes relaxar um cadinho mais com ela que ela nunca se/te deixará ficar mal...se caso contrário a prejudicar,aí ela aprende e tu defines as regras 011
Acho que nestas coisas ás vezes é preciso deixá-los cair por eles para aprenderem, ninguém aprende a andar bem de cavalo sem dar uns quantos tombos dft012
Registado
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2010, 11:23:35 »

Obrigada pelos conselhos...acontece é que ela já está a descer as notas...do 3º período do ano passado para o 1º período, deste ano, foi notório a Filosofia, Literatura Portuguesa, Alemão e Filosofia.
O único teste que fez este 2º período foi de Literatura e já o recebeu ...teve 14,7 ...para uma aluna que o ano passado tinha 17...

Eu já fiz várias experiências e o resultado é sempre o mesmo, deixando andar à vontade, ela não estuda, até se esquece de fazer tpc's e a preocupação dele dela é as séries na TV e ir para o PC.

Ontem, aproveitamos a viagem de carro para casa par falarmos com ela (eu e o pai) , mas sei que não adianta muito, porque com ela só funciona o castigo...é assim que ela percebe que tem mesmo de mudar, mas depois vão abusando, ao principio lentamente e depois todos os dias mais um bocadinho e voltamos ao mesmo de sempre.

Este ano terá exame de Alemão e Literatura.

A Filipa até é uma miúda que gosta de ler e agora nem isso. Tem os Maias para ler ... o Amor de Perdição e ainda nem começou...

Eu sei que é preciso ter paciência, afinal nós só queremos o melhor para os nossos filhos.

Registado

Andie
Visitante
« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2010, 11:39:39 »

Olha, comecei ontem a ler , ou melhor, li logo todo, que tb é pequeno, o livro "A Mãe Minuto" do Dr.Spencer Jhonson(business coacher, autor do "quem mexeu no meu queijo'").
E adorei!!!
Basicamente assenta em três estratégias simples:
1-Objectivos minuto
2-Elogios minuto
3-Repreensões minuto

Vou tentar sacnear e meter aqui o resumo, se tiveres oportunidade, compra e lê, tb há "o pai minuto", basicamente igual, mas numa perspectiva masculina da coisa;)
Registado
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2010, 11:42:26 »

É em português?

Claro que compro!!!! Ler sobre a educação dos filhos, nunca é demais!!!!

Se houver alguma literatura que me possas recomendar, eu agradeço!
« Última modificação: Fevereiro 04, 2010, 11:52:40 por AnaIsabel » Registado

Andie
Visitante
« Responder #5 em: Fevereiro 04, 2010, 11:59:33 »

É em português?

Claro que compro!!!! Ler sobre a educação dos filhos, nunca é demais!!!!

Se houver alguma literatura que me possas recomendar, eu agradeço!
Sim é em PT, eu comprei no circulo de leitores, os dois por 15 euros, numa promoção dft012
De educação,filhos, compro bastante, mas assim mais adaptado aos grandes, estes são os primeiros, outros são muito líricos...como o "As crianças vêm do céu" do Jhon Gray(criador do Ghost Whisperer).Mas sempre dão outra perspectiva 003
Registado
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #6 em: Fevereiro 04, 2010, 12:11:11 »

Eu não sou sócia do circulos dos leitores  012

Vou tentar pesquisar aqui na net no site dos circulo dos leitores

Obrigada pelas dicas!!!

Eu já li o livro do Dr.Phill, "A Familia em 1º lugar", achei interessante, embora há quem diga que é psicologia barata.
Tenho lá em casa para ler é do Aldo Naouri, "Os Pais e as Mães", mas ainda não li, julgo que será mais vocacionado para crianças pequenas.
Registado

Andie
Visitante
« Responder #7 em: Fevereiro 04, 2010, 12:22:18 »

Eu não sou sócia do circulos dos leitores  012

Vou tentar pesquisar aqui na net no site dos circulo dos leitores

Obrigada pelas dicas!!!

Eu já li o livro do Dr.Phill, "A Familia em 1º lugar", achei interessante, embora há quem diga que é psicologia barata.
Tenho lá em casa para ler é do Aldo Naouri, "Os Pais e as Mães", mas ainda não li, julgo que será mais vocacionado para crianças pequenas.
Esse do aldo, embora concorde em certos aspectos acho um bocado redutor e ditatorial...mas tb só li uma entrevista dele, sobre o livro...
Gostava desse do Dr.Phil 022
Registado
Andie
Visitante
« Responder #8 em: Fevereiro 04, 2010, 12:28:02 »

http://www.wook.pt/ficha/a-mae-minuto/a/id/80608

http://www.circuloleitores.pt/catalogo/1050699/a-maeminuto
Registado
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #9 em: Fevereiro 04, 2010, 12:35:59 »

Acabei de fazer a encomendar no Circulo de Leitores...tive de comprar mais 1 livro e escolhi "O Pai-Minuto"!

Vi agora que na Wook está mais caro...11 Euros!

Mais uma vez, Obrigada pelas dicas!!! E se tiveres mais, Aceito!!!!

Registado

Andie
Visitante
« Responder #10 em: Fevereiro 04, 2010, 12:48:32 »

Acabei de fazer a encomendar no Circulo de Leitores...tive de comprar mais 1 livro e escolhi "O Pai-Minuto"!

Vi agora que na Wook está mais caro...11 Euros!

Mais uma vez, Obrigada pelas dicas!!! E se tiveres mais, Aceito!!!!

54
Registado
Sofia
Bebés de Novembro'o9
Sr. Member
*

« Responder #11 em: Fevereiro 05, 2010, 21:45:00 »

Eu comprendo o teu lado como mãe, também levava a escola na desportiva até ao 12º ano quando cheguei aqui parei e hoje arrependo-me de não ter continuado e não ter esforçado mais para tirar um curso mas na altura sabes, pensamos noutras coisas, estava a namorar as coisas em casa dos meus pais não estavam bem e o que pensava o que era prioritário para mim era trabalhar para casar... não se pode ter tudo....
Eu era como a tua filha bastava ouvir para fixar as coisas e pouco estudava, a minha mãe não ligava muito o meu pai muito menos, mas conseguia tirar boas notas.
São fazes críticas e complicadas também, inflùências também pelos colegas, enfim tu sabes melhor que eu, a minha irmã passou a pouco por isso tem agora 18 e chocavamos muito mentalidades diferentes. enquanto eu tive de lutar por aquilo que queria ela ao contrário teve e ainda tem tudo assim a mão de semear.
Bem o que te posso dizer é que deves impor a tua filha o sentido da responsabilidade, como hei-de dizer, ela começe a dar valor as coisas, terá que trabalhar e lutar para as ter que as coisas não vem ter a nossa mão. Eu estou a criar um mas até esta faze ainda me falta mas tenciono já desde de pequeno ensinar mais ou menos por este caminho.
Desculpa qualquer coisa, não quero que penses coisas em contrário tu já és mãe a 16 anos, e em vez de eu te ensinar tenho mas é de apreender.
beijinhos e boa sorte....
Registado

AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #12 em: Fevereiro 06, 2010, 11:10:54 »

Para a Andie:
Olha eu posso emprestar-te o livro (não tinha lido este tópico), não tenho problemas...posso fazer o envio pelo correio e terá o livro o tempo que quiseres (eu sou do bookcrossing e nós no bookcrossing somos assim, gostamos de partilhar as nossas leituras!!!).
Estás à vontade comigo, é só dares a tua morada que o livro segue (eu gostei muito do livro...como te disse nunca é demais lermos sobre a educação de filhos).
Ah, e também se quiseres posso emprestar-te o livro do Aldo (para já não o vou ler)

Para a Sofia:
Não tens de pedir desculpa, sabes, toda a partilha de experiências é sempre bom!!! Aprendemos sempre!!!
Os mais velhos também aprendem com os mais novos (eu aprendo muito com a minha filha) e mesmo tu que tens menos experiência como mãe, podes partilhar a tua experiência como filha ou mesmo da tua irmã. Às vezes, pequenas dicas, trupes, podem fazer a diferença na educação dos filhos...eu agora estou a adoptar ser um bocado duro, não facilito e posso dizer que tem estado a correr bem...julgo que às vezes o meu erro e do meu marido é irmos facilitando até que ela abusa e voltamos ao mesmo.

Nunca deixes de dar dicas, este forum é exclente, aliás eu "perco-me" por aqui, porque assim muito útil e também porque me sinto aqui muito bem, é como estar entre amigas!

Registado

Pipas
Global Moderator
Hero Member

Apaixonada pelas 2 princesas :)

« Responder #13 em: Fevereiro 06, 2010, 11:25:15 »

Para a Andie:
Olha eu posso emprestar-te o livro (não tinha lido este tópico), não tenho problemas...posso fazer o envio pelo correio e terá o livro o tempo que quiseres (eu sou do bookcrossing e nós no bookcrossing somos assim, gostamos de partilhar as nossas leituras!!!).
Estás à vontade comigo, é só dares a tua morada que o livro segue (eu gostei muito do livro...como te disse nunca é demais lermos sobre a educação de filhos).
Ah, e também se quiseres posso emprestar-te o livro do Aldo (para já não o vou ler)

Para a Sofia:
Não tens de pedir desculpa, sabes, toda a partilha de experiências é sempre bom!!! Aprendemos sempre!!!
Os mais velhos também aprendem com os mais novos (eu aprendo muito com a minha filha) e mesmo tu que tens menos experiência como mãe, podes partilhar a tua experiência como filha ou mesmo da tua irmã. Às vezes, pequenas dicas, trupes, podem fazer a diferença na educação dos filhos...eu agora estou a adoptar ser um bocado duro, não facilito e posso dizer que tem estado a correr bem...julgo que às vezes o meu erro e do meu marido é irmos facilitando até que ela abusa e voltamos ao mesmo.

Nunca deixes de dar dicas, este forum é exclente, aliás eu "perco-me" por aqui, porque assim muito útil e também porque me sinto aqui muito bem, é como estar entre amigas!

eu tambem ando a adoptar esse sistema.....................ja nao sei o que fazer mais com esta...........esta a dar cmg em doida 57

Ainda bem que estas a gostar do forum....é esse o objectivo............um grupo de amigas que fala sem preconceitos nem tabus new_grouphug
Registado

01/06/2003 o nosso príncipe é uma estrelinha no céu
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #14 em: Fevereiro 06, 2010, 11:40:08 »

Custa-nos ser assim, mas tem de ser, é para bem delas!

Costumo dizer à Filipa que ninguém lhe quer mais que somos nós, os pais, e como li algures, nós não podemos ser amigos dos nossos filhos, temos de ser pais e agir como pais, para amigos, têm os amigos.

A respeito deste Forum...faço publicidade dele a toda a gente...ainda agora estava aqui a contar à minha mãe como é bom partilhar estas experiências de mulheres, de mães, de esposas, de amigas ...quem teve a ideia está de Parabéns!
« Última modificação: Fevereiro 06, 2010, 11:42:29 por AnaIsabel » Registado

Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: