Olá!!!
Na 2ª feira tive oportunidade de falar com uma psicóloga e falei-lhe da situação da minha filha.
É tudo normal! Está naquela fase de se impôr, quer ser grente, quer fazer-se ouvir...então, a melhor solução é evitar o confronto (os adolescentes adoram o confronto!) e falar calmante, quando se tiver que pedir ou mandar fazer qualquer coisa.
Na situação de mandar estudar, é sempre bom, deixá-los cair, para perceberem que a responsabilidade é deles, que se não estudam o mal é deles e não nosso (quer dizer, também ficamos tristes, mas não é o fim do mundo).
O messenger é para eles, como era no nosso tempo (era dizer eu aqui neste forum devo ser a mais velhota

) a saÃda à noite. A minha filha ainda não pede, pelo menos para já, pontualmente e muito de vez em quando lá vem a Lxª a um jantar com a turma, mas não passa do jantar.
As séries da TV são um lazer, uma coisa que ela faz com gosto e prazer...como por exemplo para mim é cozinhar ou ler.
Fiquei mais tranquila depois de torcar estas impressões...eu sei que são situações normais de adolescentes, mas que nos põem doida! Por outro lado, não quero apertar demasiado, acho que nunca é bom...sinto-me sem saber se hajo melhor deste ou aquele modo.
O que é certo que desde 2ª feira, o ambiente lá em casa anda muito leve, a minha filha anda supercarinhosa comigo, ontem quando falei com ela à hora do almoço (foi ela que telefonou porque fiquei em casa a tratar do meu portefólio) foi uma querida e até me desejou bom trabalho...vamos ver se dá resultado.
O que eu quero é que ela seja feliz, seja uma miúda responsavel...ou seja, todos os pais querem o mesmo, o melhor para os seus filhos.