Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Poupança prática  (Lida 510 vezes)
Andie
Visitante
« em: Junho 05, 2009, 17:05:43 »

Publicado Novembro 12, 2008 por Pedro Pais

Simples gestos como apagar as luzes dos compartimentos que não estamos a usar, fechar a torneira quando lavamos os dentes, usar a descarga mais fraca do autoclismo quando não é necessária a mais forte, fechar a torneira quando estamos a “ensaboar” a loiça, podem não render milhares, mas incutem em nós o espírito da poupança.

No entanto, há outros gestos que fazem realmente diferença no orçamento familiar. De grosso modo, vêem-me à mente:

Tomar o pequeno-almoço em casa. Nada como tomar um belo pequeno almoço em casa. Com direito a uma peça de fruta, um iogurte, cereais, uma torrada, até mesmo uma tosta, leite, café. Alem de ser mais económico é sem dúvida mais saudável e equilibrado. Uns simples 2 a 3 euros diários podem render ao fim do mês 90 euros. E para isso não necessita de se levantar muito mais cedo, porque, não esqueça, também perde tempo quando o toma no café.

Levar qualquer coisa para almoçar no trabalho também é uma boa opção. Hoje em dia grande parte das empresas dispõe de um local, basicamente equipado, para aquecer o almoço. Por experiência própria sobra sempre qualquer coisa do jantar que se pode utilizar para o almoço. Para quem não tem essa facilidade, umas sandes, uns iogurtes, uma salada e fruta são boas alternativas, mesmo que não diariamente, ao restaurante. Além de poupar cerca de €200/mês, tem o prazer de não ficar a cheirar a fritos depois da refeição.

Supere a tentação de comprar várias revistas semanais, ou diversos jornais diários. Naturalmente as grandes noticias são as mesmas em toda(os)s. Assistir ao telejornal, coloca-nos de modo geral bem informados.

◦As crianças naturalmente estão a crescer. Assim não abuse na compra de roupas. Rapidamente deixarão de lhes servir. Se o número de peças for exagerado para as necessidades da criança, depressa verificará que no fim da estação foram pouco usadas. O mesmo se aplica aos sapatos.

◦O mesmo para si. Aposte nos básicos e de cores neutras. Um bom fato, de bom corte, de cor neutra, facilmente poderá usar por vários anos. Pequenos detalhes farão a diferença. Uma gravata ou uma camisa, no caso dos homens. Um colar ou uma echarpe para as mulheres. São itens baratos com os quais poderá variar bastante, dando-lhe logo uma aparência diferente. Um bom par calças e/ou saias podem ser combinadas com variadíssimos tops, camisas, casacos, túnicas etc.

Atenção aos serviços de televisão por cabo. Facilmente pode aderir a um pacote, do qual não vai usufruir. Para quê tantos canais se dificilmente os vê a todos?

◦Muitas pessoas ao comprar um carro, raramente se dão conta que o custo inicial não é o custo real do carro. Não se esqueça dos consumos, dos seguros, das revisões, das inspecções e nem do “selo”. Por vezes faz-se um “sacrifício” para comprar o carro dos sonhos, esquecendo-se que as despesas correntes são bastantes elevadas. Um carro de alta cilindrada, bastante equipado, não tem os mesmos valores de manutenção de um carro mais básico.

Tem a sua família real necessidade de ter dois ou mais carros? Com organização não poderão reduzir o número de viaturas? Por vezes mais vale andar esporadicamente de táxi, do que ter um carro parado, somente para as eventualidades.
◦Os passeios de fim-de-semana são deveras uma tentação. O passeio num shopping é certo e sabido que termina numa compra, nem sempre necessária e muitas vezes evitável. Existe uma grande diferença entre o essencial e o desejado, em especial porque a lista do que se deseja não tem fim. Experimente um passeio ao ar livre. Parta à descoberta da sua cidade. Vai ver que existe muitos pormenores que desconhecia.

Vença a tentação de usar o telemóvel, para um simples “Está tudo bem?”, “Chegaste bem?” ou “Demoras muito?”. Se não se lembra, até há pouco tempo o telemóvel não existia e todos nós passávamos bem sem ele. Claro que faz falta, mas use com ponderação.

É claro que cada um tem as suas prioridades e prazeres. O que para uns é um prazer, para outros é algo a que não dão qualquer importância. Utilize o seu dinheiro em necessidades e em algo que lhe dê realmente prazer, para não correr o risco de o gastar e nem sequer saber em quê. Use-o com moderação e critério.

Artigo escrito por Sofia Pereira, no âmbito do passatempo “A Bolsa Para Iniciados”.
in http://www.pedropais.com/
« Última modificação: Agosto 07, 2009, 13:23:38 por Andie » Registado
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2010, 00:23:11 »

Excelentes dicas!!!

Eu tomo sempre o pequeno almoço em casa!!! Almoço sempre no emprego!!! Só compro a Máxima! Só tenho um carro! Roupas...ando fã das lojas chinesas! Tv cabo só mesmo o pacote normal, nada de extras, como a SporTV e o TVcine!
Registado

AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #2 em: Fevereiro 20, 2010, 02:41:51 »

A 5 de Junho de 2008 foi publicado um artigo na revista Sábado sobre este assunto, é que muitas pessoas gostam das marcas por serem de marca e por serem mais caros.

Ora vejam:
o Ultrapro do Pingo Doce é o mesmo produto que o skip, só que mais barato.
O bacalhau congelado do Pingo Doce é Pascoal, as ervilhas são da Iglo, o Café do Dia/Minipreço é da Delta.

« Última modificação: Fevereiro 20, 2010, 02:43:51 por AnaIsabel » Registado

Andie
Visitante
« Responder #3 em: Fevereiro 20, 2010, 02:47:10 »

A 5 de Junho de 2008 foi publicado um artigo na revista Sábado sobre este assunto, é que muitas pessoas gostam das marcas por serem de marca e por serem mais caros.

Ora vejam:
o Ultrapro do Pingo Doce é o mesmo produto que o skip, só que mais barato.
O bacalhau congelado do Pingo Doce é Pascoal, as ervilhas são da Iglo, o Café do Dia/Minipreço é da Delta.

Por acaso já tinha reparado numa coisa:o bacalhau demolhado desfiado de lá é o melhor de todos, o pior é o do Jumbo dft012
Skip não uso, só uso detergentes líquidos, com prefer~encia pelo Ariel.
Tb gosto dum Persil novo de eucalipto...
Registado
Pipas
Global Moderator
Hero Member

Apaixonada pelas 2 princesas :)

« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2010, 10:55:09 »

eu agora tenho a MEO....o paulo chegou a conclusao que o pacote com net sai mais barato que sapo, PT e 4 canais 59

revistas so da DECO e AMIGUINHO para a Bea

carro ha so um mas tb so o Paulo tem a carta e tem moto que esta para venda

roupa das criança- a maior parte é herdada, uma amiga minha recebe doutra amiga mas como a minha é mais velha vem ca para casa e depois vai para a dela e retorna para a Joana 54
claro que tb compro mas pouca e é na feira, h&m, revistas qd tem descontos
roupa para nos na C&A, Zara, e feiraaaaaaa e chinocas

almoço em casa para mim e Bea e qd trabalho levo almoço de casa e lanche
peq-almoço é em casa

detergente uso skyp baby e o nosso é da marca DIA/minipreço e é fantastico....basta uma tampinha 54

e o resto das coisas uso marcas brancas principalmente DIA ou LIDL

as fraldas sao do pingo doce a 9,90 e as toalhitas do continente
Registado

01/06/2003 o nosso príncipe é uma estrelinha no céu
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #5 em: Fevereiro 20, 2010, 18:56:11 »

Eu também assinei a revista do Amiguinho para a Filipa.

Eu gosto dos produtos do Jumbo da marca Polegar...agora faço o pão com a farinha (Panette, tipo 65) que vendem na sessão Discount, tb no Jumbo, de resto vou ao Lidl, ao Pingo Doce, Dia/Minipreço, ...tenho tudo aqui ao pé de casa.
Registado

Sofia
Bebés de Novembro'o9
Sr. Member
*

« Responder #6 em: Fevereiro 24, 2010, 15:46:13 »

Bem eu também vou ao Pingo doce, LIDLe agora vou ao Freitas um mercadozito que abrui aqui perto de casa ma mais barato eu não ligo muito as marcas, vou sempre ao mais barato não consigo dar 75 euros por umas calças só por lá dizeram Salsa, comigo não. A diasa descuti isso com colegas minhas pessoas que me deram roupa de marca do shoping e já sabe deus e por vezes compro na feira e dura muito mais que o shoping.
No meu caso eu vejo pelo bebé não sou capaz de dar 20 ou 30 euros por uma peça de roupa que sei que vai encontar para o lado como muitas mães vão comprar a chicco, eu não ou é da feira ou da H&M ou C&A principalmente na altura dos saldos que cheguei a comprar camisolas a 2 euros serve e andam sempre a rolar...
Registado

AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #7 em: Fevereiro 24, 2010, 16:37:48 »

Concordo contigo!
Tb procuro sempre o mais barato!

Há feira já não tenho muito hábito de ir, mas um sábado destes fui á feira de Queluz e comprei um casaco, tipo camurça com carapucho, a três quartos, marca Massimo Dutti por 20 Euros...vi o casaco numa moça e como vestia tão fiquei de olho nele...dei a volta à feira e fui ver se ainda havia casaco ...experimentei e toma lá 20 Euros ...depois no carro é que vi que era de marca...hihihi.

Não tenho a mania das marcas, agora até compro muita roupa no chinês. para mim, desde que gosto e fique bem e BARATO, não olho para trás!

Quando a minha filhota era pequenina e mesmo agora compro no C&A!

Eu tenho de gerir muito bem o orçamento familiar de modo a chegar ao fim do mês ainda com alguns centimos...ou seja, noto e não sei se vocês reparam nisso, mas a partir do meio do mês, nos supermercados vê-se muita gente comprar pão, assim tipo aos dois e três sacos de pão... eu tento durante todo o mês fazer o mesmo tipo de alimentação.
É que se faltar durante para me governar o resto do mês, não tenho ninguém que mo dê, portanto tenho de gerir bem o que ganho.
Registado

Sofia
Bebés de Novembro'o9
Sr. Member
*

« Responder #8 em: Fevereiro 24, 2010, 16:52:21 »

Exactamente eu por vezes ouço um lengalenga que por sinal até faz muito sentido.
Para nós governamos uma casa é com o saco cheio de farinha não vazio, e tem logica, é que muita gente agora até ao dia 15 é muita bruguesia depois é a água e pão...
Registado

AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #9 em: Fevereiro 24, 2010, 16:59:05 »

Pois!
Registado

Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: