Pois, ela nem motivo tem para ter esse tipo de atitudes.
E podes crer que nada tem a ver com a educação que lhe damos, é delas, elas tirar-nos do sério.
Não sei se ajuda, mas vou-te contar o que se passou há uns anos com um colega do infantário da Filipa.
Ele tinha 6, 7 anos e nasceu o irmão, tudo muito bem. O tempo foi passando e o Tiago (o colega da Filipa) foi ficando diferente, vomitava por tudo e por nada, porta-se mal, dizia que estava doente, enfim, a mãe ia dando em doida, até que por fim ela levou o Tiago ao psicólogo...era uma psicóloga ... disse para fazer um calendário e cada dia colocar o comportamento dele, ou seja, se portou bem pôr uma cara verde a rir

, se portar assim assim, uma cara amarela com a boca fechada

e se portava mal, uma cara vermelha

e tirar o irmão do quarto dos pais (foi para o quarto do Tiago) e coincidência ou não o Tiago foi mudando o comportamento.
Sabes às vezes pequenos truques, fazem a diferença, mas ninguém tem a formula certa para educar os filhos.
Talvez tb se deva à mudança de escola, ir para o ciclo, acabam por achar que já são grandes, que já podem namorar e fazer o que querem.
A Filipa tb trazia recados por falava nas aulas, aliás tenho um cartão feito pelas educadoras do infantária a dizer: Ana Filipa faladora doce e ainda hoje a Directora de Turma diz que ela fala durante as aulas...está inato nela, nunca se cala...a minha cunhada mais nova chegou a oferecer dinheiro à Filipa para se calar durante um minuto e a Filipa não foi capaz, disse que era um sacrificio muito grande...a Filipa chega para almoçar ao meu serviço e dispara (não pára, às vezes já estou cansada de a ouvir, mas eu era igual).
Fala com o teu marido e vejam o que podem fazer para melhorar um pouco estas atitudes...muitas vezes os resultados dos castigos não é logo que dão efeito, demorarm um pouco mais...aconselha-te com o médico de familia...são fases dos miúdos e as raparigas são bem piores, crescem mais depressa, atinmgem a maturidade mais cedo, desenvolvem-se mais cedo...mãe sofre

Vou ao forum das bimbólicas ver se alguém me deu uma ajuda com a receita dos peixinhos da horta...é o meu jantar com esparguete com cenoura molhadinho e ainda quero ver se faço uma sobremesa...convidei a minha prima e vizinha para vir aí jantar!
Amiga, fica bem e já sabes qualquer coisa estou por aqui!!!!!
Beijocas!!!!!!!!!!!!!