Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Refluxo nos bebés  (Lida 685 vezes)
sarita
Guerreiras de Junho'09
Hero Member
*

« em: Maro 04, 2010, 16:01:39 »

Toda mãe sabe que é muito normal o bebé regurgitar ou até mesmo vomitar. Mas o que poucas mães sabem é que esse regurgito ou vômito pode ter uma causa definida que se chama refluxo gastro-esofágico. Geralmente o refluxo gastro-esofágico acontece até o primeiro ano de vida dos bebés. Mas existe uma diferença entre o refluxo esofágico normal e a doença de refluxo gastro-esofágico.

No caso da doença do refluxo gastro-esofágico, o refluxo é provocado pelo defeito ou mal funcionamento de uma válvula localizada na entrada do estômago, que se chama cárdia. Todas as pessoas têm essa válvula. O que acontece é que após a passagem do alimento essa válvula deveria se fechar, impedindo que o alimento juntamente com o suco gástrico volte para o esôfago e chegue até a boca.

Ou seja, pode acontecer de o recém-nascido ou ter nascido com algum problema nessa válvula ou até mesmo não funcionar em condições ideais. Então, após a passagem do alimento a válvula abre com facilidade, mesmo depois de o bebé estar alimentado e satisfeito.

Os primeiros sinais do refluxo é o acto do bebé deitar ou começar a sentir pressão no abdômen, começar a tossir e como conseqüência da tosse aparece o vômito. É esse acto, o da volta do conteúdo do estômago que é chamado de refluxo gastro-esofágico.

Mas como dissemos no início deste post, não são todos os vômitos que podem ser descritos como refluxo gastro-esofágico. Você vai diferenciar o refluxo normal do refluxo gastro-esofágico pela quantidade de matéria expelida pelo bebé, já que no caso do refluxo é muito maior do que o de um leve refluxo naturall. Além disso, ele vai ter uma contratura na musculatura do abdômen.

Portanto temos dois tipos de refluxo gastro esofágico:

1- O primeiro é chamado de refluxo normal. Ele acontece muito em bebés saudáveis e se caracteriza por um vômito leve, após a alimentação. Ele acontece pela entrada de ar durante a sugação da mamadeira ou do peito. Por isso mesmo é importante que ele arrote após se alimentar para liberar esse ar e mame sempre em uma posição que não sugue ar; a boca dele deve envolver todo o bico da mamadeira ou dos seios. É interessante também você deixar ele ereto durante 30 minutos para que o ar seja expelido naturalmente e não leve o alimento junto.

2- Já o refluxo patológico é acompanhado de aumento de peso, perda do apetite, além de problemas na hora de respirar e choro sem justificativa aparente. Esses sintomas são conseqüência da inflamação do esôfago causada pelo ácido proveniente do estômago que entra em contacto com o esofago na hora que há o vômito.

O mais importante de tudo é que o refluxo gastro-esofágico melhora com o passar do tempo. Ou seja, com quase um ano de idade o seu bebé não terá mais nenhum sintoma e viverá uma vida sem os males do refluxo. É por isso que muitos pediatras caracterizam o refluxo gastro-esofágico como apenas uma fase.

http://www.portalis.co.pt/tudo-sobre-o-refluxo-gastro-esofagico-nos-bebes/
Registado

sarita
Guerreiras de Junho'09
Hero Member
*

« Responder #1 em: Maro 04, 2010, 16:14:36 »

Agora aqui vai a minha experiencia:

O JM, tem 9 meses, mas desde que nasceu, tem refluxo. Não é nada grave, é ligeiro, mas ainda assim, é bastante incomodativo, tanto para nós pais, como para ele. No caso do JM, não foi necessaria operação, mas é muito usual isso acontecer, principalmente em bebés que não desenvolvem bem.  Foi submetido a uma ecografia abdominal, pois muitas vezes o refluxo é confundido com uma estenose hipertrofica do piloro, que no caso dele não se confirmou. Hoje em dia, o JM, quase não bolsa, pois o refluxo vai diminuindo com a idade.
Posso dizer que aprendi bastante com este pequeno "problema" dele, tipo: Sempre que dava o leite tinha que ficar no minimo 30 minutos na vertical, dorme com a cabeceira da cama levantada, toma um suplemento HA/AR, no caso do JM, andava quase sempre de babete para não ter que trocar várias vezes a roupa, não o podia abanar, agitar, porque era "borrifo" certo, são pequenas coisas que nos vamos habituando a fazer e sem darmos conta, entra na rotina.
Fui aprendendo com o tempo a lidar com isto, agora para mim já é super normal. O meu filhote sempre engordou e cresceu muito bem, mas no principio, foi dificil pois ele perdeu bastante peso.
Uma das coisas que me aconteceu e que mais me irritou, foi os olhares e comentarios das pessoas, quando viam o meu filho a bolsar. Hoje em dia é um bebé sempre bem disposto e forte.
Como referi anteriormente o JM, praticamente não bolsa, pois o refluxo tende a desaparecer até ao ano de idade e raros são os casos em que isso não acontece.
« Última modificação: Maro 04, 2010, 16:19:09 por sarita » Registado

Pipas
Global Moderator
Hero Member

Apaixonada pelas 2 princesas :)

« Responder #2 em: Maro 04, 2010, 17:30:41 »

muitos 043 043 043
adoro-vos Kiss
Registado

01/06/2003 o nosso príncipe é uma estrelinha no céu
sarita
Guerreiras de Junho'09
Hero Member
*

« Responder #3 em: Maro 05, 2010, 10:56:51 »

muitos 043 043 043
adoro-vos Kiss

Obrigada  Kiss Kiss Kiss Kiss 043 043 043 043
Registado

Sofia
Bebés de Novembro'o9
Sr. Member
*

« Responder #4 em: Maro 08, 2010, 19:00:18 »

Não tinha conhecimento disto mas o que interessa que as coisa estão encaminhadas para o bom caminho e esta tudo correndo bem.
Tu falas-te uma coisa que a mim por vezes a mim também mete um bocado de raiva mesmo, as pessoas só sabem julgar os outros e mesmo  por vezes nem são mães para poderem opninar nem sabem o que estão a dizer destesto isso. Mas sabes o que fazemos mandomo-las para outro sitio e afirmamos  com toda a concicção que as mães somos nós não elas e acabou conversa.
Desejo muita saúde para o teu bebé e que isto acabe mesmo por resolver....

Kiss
Registado

sarita
Guerreiras de Junho'09
Hero Member
*

« Responder #5 em: Maro 09, 2010, 10:47:25 »

Não tinha conhecimento disto mas o que interessa que as coisa estão encaminhadas para o bom caminho e esta tudo correndo bem.
Tu falas-te uma coisa que a mim por vezes a mim também mete um bocado de raiva mesmo, as pessoas só sabem julgar os outros e mesmo  por vezes nem são mães para poderem opninar nem sabem o que estão a dizer destesto isso. Mas sabes o que fazemos mandomo-las para outro sitio e afirmamos  com toda a concicção que as mães somos nós não elas e acabou conversa.
Desejo muita saúde para o teu bebé e que isto acabe mesmo por resolver....

Kiss

Obrigada.
Está a correr tudo bem, mas é como dizes, as pessoas, ás vezes mais vale, manda-las dar uma curva, ou ignorá-las, aí sim, algumas ficam tolas.... alías é o que eu mais gosto de fazer, deixá-las fulas, tolas, pelo simples facto de as ignorar.

Beijinhos Kiss Kiss Kiss Kiss
Registado

Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: