Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Compras planeadas, impulsivas ou compulsivas?  (Lida 377 vezes)
Andie
Visitante
« em: Maio 23, 2010, 00:48:03 »

Considera que faz as suas compras de forma planeada, impulsiva ou compulsiva?

Para podermos responder a esta questão, vamos analisar esses três tipos de comportamentos. Para tal, vamos pegar num simples exemplo – a renovação do seu guarda-roupa.

Compra Planeada – você começa por identificar a necessidade de substituir uma peça do seu guarda-roupa (por exemplo, uma camisa), de seguida desenvolve o seguinte processo com o objectivo de satisfazer essa necessidade:

Reconhecimento da necessidade – reflecte sobre o tipo de produto que pretende adquirir com base na qualidade, marca, urgência na aquisição, etc.
Procura de Informação – desloca-se a várias lojas, experimenta várias camisas que julga corresponder às suas necessidades, pesquisas informações relacionadas com a qualidade do tecido, marca, preços, etc.
Avaliação de Alternativas – analisa toda a informação recolhida de acordo com os critérios que definiu e com a importância que atribui a cada um. Ou seja, tendo em mente as camisas que viu ou experimentou anteriormente, analisa as características de cada uma de modo a optar pela que vai ao encontro das suas necessidades.
Decisão de Compra – compra a camisa que obedece aos critérios de avaliação que definiu ou então desiste da compra por não encontrar nada que cumpra os requisitos definidos por si.
Comportamento Pós-compra – avalia a experiência e o grau de satisfação face às suas expectativas. Com base nessa avaliação, cria uma opinião que o ajudará a decidir em compras futuras.

Compra Impulsiva – apesar de ter uma ideia global sobre o que tem e não tem no seu guarda-roupa, você não tem por hábito fazer essa análise.
O seu guarda-roupa é abastecido com base na aquisição de produtos resultante de decisões de compra tomadas no momento.
Você desloca-se às lojas não só pela necessidade de comprar, mas também pelo simples prazer de as frequentar e a realização da compra resulta de um enorme desejo de comprar por comprar ou da gratificação emocional desse acto.

Compra Compulsiva – este tipo de compra não se destina a satisfazer uma necessidade de abastecer o seu guarda-roupa. Até pode ter um excesso de peças de roupa repetidas e mesmo falta de peças essenciais. Faz compras como forma de ultrapassar momentos de mau estar, de angústia ou de depressão. É provável que tenha o seu guarda roupa repleto de artigos que nunca usa.

E você, com que tipo de comportamento se identifica mais?
Felizmente enquadro-me mais no de “Compra Planeada”!
in
http://www.poupaeganha.com/
Registado
Pipas
Global Moderator
Hero Member

Apaixonada pelas 2 princesas :)

« Responder #1 em: Maio 23, 2010, 00:59:54 »

muito bom amiga 59  

eu sou moderada mas nao tanto como gostava de ser pois as vezes compro de modo impulsivo e compro coisas que nao fazem falta Sad
« Última modificação: Maio 23, 2010, 01:13:49 por Pipas » Registado

01/06/2003 o nosso príncipe é uma estrelinha no céu
Andie
Visitante
« Responder #2 em: Maio 23, 2010, 01:30:21 »

Eu posso dizer que não sei o que é uma compra complusiva...detesto ter coisas sem uso(acho que pelas vendas dá pra ver 015 ) por isso n compro nada sem ser devidamente pensado 021
Posso fazer ás vezes compras impulsivas, pelo preço fantástico com que encontro alguma coisa do tipo de n poder virar costas e deixar escapar smooth
Mas mesmo assim tem de ter uma função ou ser destinada a algum fim...
Quando quero comprar:
1º dependendo do que é, primeiro procuro Freecycle/de graça), Kid to kid e afins(segunda mão), lojas baratas(aqui entra net, ir aqui e ali ver in loco, etc) isto para coisas como electrodomeesticos, brinquedos, puericultura, etc..
Por exemplo os 1ºs sapatos da mel não ia procurar usado, foi ver lojas numa semana e na semana seguinte,após pesquisa online, decidi ir á Chicco.
Tudo pensado Wink
Registado
AnaIsabel
Sr. Member

« Responder #3 em: Maio 24, 2010, 11:19:28 »

Cada vez mais faço compras planeadas! Ainda este fim de semana, as compras que fiz foram aquelas que eu levava escritas no papel!
Registado

Sofia
Bebés de Novembro'o9
Sr. Member
*

« Responder #4 em: Maio 29, 2010, 15:48:01 »

Eu em questões de compras resolvo bem, as coisas para casa são feitas ao mês e depois durante este só compro aquilo que acaba, para mim muito raro só se me interessar mesmo, não sou do tipo de colecionar roupa sapatos etc... tenho é usar até acabar...
Agora com o Afonso também não sou do tipo compro tudo que vejo a frente e ainda para mais que eles andam sempre a crescer e a roupa a fugir, sou sincera vou ao mais barato e  compro pelo que me faz falta não para encher os armários...
Hoje em dia temos de ter noção dos gastos e não só memso sendo na comida temos de ter essa noção de não haver desperdicíos porque aí também estamos a deitar dinheiro ao lixo...
Registado

Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: