Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: As primeiras papinhas_e_sopinhas_de_bebe  (Lida 1320 vezes)
Pipas
Global Moderator
Hero Member

Apaixonada pelas 2 princesas :)

« em: Outubro 23, 2009, 11:31:33 »

PAPAS

Eu uso Nutribén (porque foram as indicadas pelo pediatra e porque li as composição das várias que existem no mercado e estas me pareceram as mais sérias).

Quando comecei as papas, dei a PRIMEIRA PAPA (existe de todas as marcas e é preparada com o leite do bebé em vez de ser preparada com água). Tem de ser sem glúten até aos 6 meses.

Como já não amamentava na altura, foi-me dito que ela ia estranhar menos se o leite fosse o que ela bebia todos os dias.

Como tu ainda amamentas estás para aí a pensar que, no teu caso, não faz sentido dar a primeira papa. Eu acho que faz todo o sentido, porque podes usar o teu próprio leite para fazer a papa (se fosse eu, dava a primeira papa e utilizava o meu leite).

Para a papa, nunca utilizei a quantidade de leite que é indicada. Sigo as instruções relativamente ao número de colheres de papa e reduzo a quantidade de leite para não ficar completamente líquida (se respeitar as quantidades, fica um líquido que é melhor dar de biberão, se respeitar a quantidade de líquido e for juntando colheres de papa até ficar O.K., dou muito mais papa do que seria suposto).

A água (ou leite) deve ser aquecida 35 segundos no microondas nos 900 (eu aqueço no microondas!). Primeiro aquecia o leite até estar quase a ferver mas, ao contrário do que eu pensava, é muito mais difícil dissolver a papa.Antes, também (para despachar) punha o número de medidas de leite em pó e o número de colheres de papa na tigela e depois juntava a água e ia mexendo. Não resultou, ficava tudo cheio de grânulos.

Optei por pôr o leite e ir juntando a papa, colher a colher, devagar e sempre a mexer!

SOPAS

Carne: (30g por sopa)
Primeira carne: Borrego (para a primeira sopa)
Logo a seguir: Vitela, Frango, Perú

Peixe: (30g por sopa)
Primeiros peixes: Pescada, Maruca, Solha, Linguado (e outros peixes brancos e magros)

Legumes: (a quantidade vai a olho)
Primeiros legumes: Cenoura, Abóbora, Alface, Batata (para a primeira sopa)

Logo a seguir: Feijão Verde, Brócolos, Ervilhas, Courgette, Beringela, Alho Francês, Nabo

Mais tarde (por volta dos 7 / 8 meses): Alho, Cebola, Salsa, Hortelã, Coentros, Orégãos, Espinafres (3 folhinhas), Agrião (só um bocadinho), Tomate (só um bocadinho)

FRUTA (a quantidade vai a olho)

Primeira fruta: Banana
Logo a seguir: Maçã, Pêra, Marmelo, Ameixas, Uvas, Melão, Manga, Papaia

IOGURTES

O iogurte deve ser natural, mas podes comprar aqueles para bebé (se quiseres!).
Ao iogurte deves adicionar sempre FRUTA e PAPA sem leite (daquelas que é para fazer com leite).

Aquilo acaba por ser uma papinha de iogurte que se dá 3 vezes por semana. A fruta e a papa sem leite servem para “suavizar” o iogurte.

A MÁQUINA DAS SOPAS E DAS FRUTAS

Eu comprei a BebéDelice e acho óptima (coze a vapor, demora pouco tempo, apita quando já terminou, guarda a água que não evapora para juntares à sopa, tritura a sopa e a fruta).

SIM, continua a ser necessário cortar os legumes e a fruta e passar do compartimento que coze para o compartimento que tritura!

Mas, acaba por ser uma baby-bimbi (e, no preço também!).

Aquilo faz duas sopas de cada vez (ao início, depois, se começarem a comer mais, só faz uma ... mas isso será bem mais tarde, quando as crianças já têm mais de um ano e não passam a vida a sopinhas!).

ARMAZENAR AS COISAS

Eu comprei aqueles recipientes da Avent (podem ir ao congelador e ao microondas). Existem uns packs com imensos (em dois tamanhos). Eu uso os mais pequenos para a fruta e os maiores para a sopa, sempre doses individuais.

PREPARAR AS CARNES E OS PEIXES

Cozo a carne e o peixe uma vez por mês (cada tipo de peixe e cada tipo de carne em separado). Depois de muito bem cozido, divido em porções de 60g, já que vou fazer duas sopas de cada vez). Embrulho em folha de alumínio e ponho no congelador. Fico com esse assunto arrumado. Peso a carne e o peixe depois de cozidos.

Há quem utilize a água de cozer a carne e o peixe para a sopa. Eu não faço isso. Prefiro não por a gordura da cozedura na sopa.

PREPARAR OS LEGUMES E A FRUTA

Eu faço sopa e fruta uma vez por semana (e fica logo para a semana inteira e não me preocupo mais com isso). É certo que, no dia de fazer as sopas e as frutas é a GRANDE CONFUSÃO, mas depois desligo durante 7 dias (já fiz todos os dias, já fiz cada dois dias e acho que assim é bem melhor).

Compras legumes frescos e fruta uma vez por semana (pouco!) e na semana seguinte voltas a comprar.

Receitas de sopa:

Primeira sopa:
Alface (bastante, os corações de alface, que são mais tenros), Abóbora (bastante), Batata (pequena), Cenoura (em quantidade moderada).

Corto em pedaços pequeninos, coloco na máquina (com duas medidas de água) e junto o borrego já cozido.

Quando apitar, coloco no copo triturador, junto a água que ficou na máquina, adiciono mais água (fervida) até cobrir os legumes e a carne, ponho um pouco de azeite (uso biológico, a marca é indiferente).

Trituro tudo muito bem (4 / 5 vezes de 15 segundos cada).

Coloco nos recipientes Avente e vai tudo (ainda quente) para o congelador.

Primeira Fruta: Banana esmagada com garfo.

Nota: O meu pediatra disse-me para ir habituando o bebé às sopas e às papas da seguinte forma:

Começas pelas papas e esperas até ele comer bem (e dás a papa ao jantar).
Quando já comer bem a papa, isto para não lhe estar a “tirar” duas refeições de uma vez só (SIM, ELES TÊM DE APRENDER A COMER!!!), começas com as sopas ao almoço (ou ao jantar... é indiferente).

Primeiro dia: Sopa sem carne e o biberão a seguir (as colheres de sopa que ele quiser + biberão).

Segundo e terceiro dia: Sopa sem carne + banana + biberão
Depois disso: Sopa com carne e fruta sem biberão (se ficar com fome, azar!)

Agora sim, as receitas (não tenho receitas para fruta... às vezes é só maçã, às vezes são duas ou três tipos juntos, às vezes é salada de frutas!)

SOPA 1

Batata
Cenoura
Abóbora
Cebola (pouco)
Alho (pouco)
Carne

SOPA 2

Alface
Alho Francês
Batata
Salsa
Espinafres (muito pouco, porque ficam com prisão de ventre)
Peixe

SOPA 3

Ervilhas
Courgette
Batata
Nabo
Hortelã
Peixe

SOPA 4

Feijão Verde
Beringela
Batata
Coentros
Tomate (muito pouco, porque faz borbulhas)
Carne

SOPA 5

Brócolos
Batata
Orégãos
Abóbora
Courgette
Carne

Claro que tudo isto sofre alterações ao longo do tempo (enquanto é pequenino, não colocas as ervas aromáticas nem os espinafres e o tomate, a cebola e o alho). A partir dos 7 / 8 meses deves começar a colocar as ervas aromáticas e podes ir colocando um bocadinho de tomate e espinafres (ou agrião).

Ao início, eu fazia a sopa sempre com a mesma base (Batata, Cenoura, Alho Francês, Abóbora, Nabo, Courgette e 1 verde). Nesses primeiros tempos, só o verde é que variava entre ervilha, brócolos, feijão verde e alface. A base era sempre a mesma. Isto durou até aos 7 meses.

Depois disso, comecei a colocar as ervas aromáticas e a cebola e o alho e a fazer MESMO sopas diferentes (para ela se ir habituando aos vários sabores em separado e não a uma misturada sempre parecida).

EM PASSEIO

Papa líquida: (existe nos supermercados - Nestlé, Milupa...) Vem em pacotinhos tipo leite, não se guarda no frigorífico e eles gostam. Evita as de bolacha e mel por uma questão de “educação alimentar”. É OBRIGATÓRIO TER EM CASA (acho que os pediatras devem achar um horror) MAS DÁ UM GRANDE JEITO!

Boiões (sopa): A minha não gosta. É fundamental ir treinando em casa, para não descobrires que ele não gosta no meio de nada, sem mais nada para lhe dar. Acho que os Nutribén são mais equilibrados.

Boiões (fruta): Disso gosta. Uso, também para misturar com o iogurte, nos dias de iogurte (é batota, mas é bem mais prático que fazer não sei quantas frutas... para usar só um bocadinho).

http://paisdasmaravilhas.weblog.com.pt/arquivo/2006/09/papinhas_e_sopinhas_de_bebe
Registado

01/06/2003 o nosso príncipe é uma estrelinha no céu
Tanita75
Jr. Member
**

A baby is a gift from God !

« Responder #1 em: Outubro 23, 2009, 11:35:18 »

Boiões !! nah ! Não gosto !! Evitar ao máximo ! Na minha opinião nem sequer ter em casa ! Apenas em viagem e em último caso !
Registado

Pipas
Global Moderator
Hero Member

« Responder #2 em: Outubro 23, 2009, 11:40:41 »

Boiões !! nah ! Não gosto !! Evitar ao máximo ! Na minha opinião nem sequer ter em casa ! Apenas em viagem e em último caso !
54 CONCORDO

apenas copiei do site.............como diz a Andie "é o fast food das crianças" 020
Registado

Tanita75
Jr. Member
**

A baby is a gift from God !

« Responder #3 em: Outubro 23, 2009, 12:38:43 »

Primeiro dia: Sopa sem carne e o biberão a seguir (as colheres de sopa que ele quiser + biberão).

Gosto particularmente desta afirmação ! Só fico a pensar de quem será o azar: se do bebé que fica com fome, se da mãe que vai ouvi-lo a chorar desalmadamante !! 011

De qualquer maneira tem umas dicas interessantes ! dft012
Registado

Pipas
Global Moderator
Hero Member

« Responder #4 em: Outubro 23, 2009, 12:49:11 »

Gosto particularmente desta afirmação ! Só fico a pensar de quem será o azar: se do bebé que fica com fome, se da mãe que vai ouvi-lo a chorar desalmadamante !! 011

De qualquer maneira tem umas dicas interessantes ! dft012
005 nem reparei............foi à pressa
Registado

Pipas
Global Moderator
Hero Member

« Responder #5 em: Outubro 23, 2009, 14:27:29 »

Ok.........acho que devia ter lido antes de copiar para aqui 021
Registado