Alimentos que previnem e evitam a queda de cabelo

É normal perder cabelo todos os dias, pois representa o ciclo do cabelo e a forma natural com que este se renova ao longo do ano.

No entanto, é possível reduzir esta perda de cabelo , especialmente nos casos em que a perda de cabelo é muito abundante. Para isso, é importante cuidar da nossa alimentação, pois pode ajudar a evitar a queda, e também ajudar para que cresça forte e saudável.

A nossa alimentação tem impacto direto sobre a saúde e a beleza do nosso cabelo, e certos alimentos podem ser utilizados contra a queda de cabelo pois fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar.

Uma alimentação rica em proteínas, cálcio, ferro, ácidos aminados (cistina) e minerais, nomeadamente o zinco e o magnésio, são indispensáveis ao crescimento e brilho dos cabelos.

As vitaminas também têm um papel importante no crescimento do cabelo. Um excesso de vitamina A pode ser prejudicial. As vitaminas B2, B3 e B5 favorecem o crescimento do cabelo. E a vitamina B6 favorece o metabolismo dos aminoácidos (constituinte da queratina).

Aqui está uma lista do que deve comer para ter o cabelo mais bonito e saudável:

Vitamina A, B e C. – Encontra-se  no leite, arroz, trigo, fígado, laranja, maçã, cenoura, uva, kiwi e principalmente aveia.

Ferro – Presente nas lentilhas, grão de bico, espinafres, frutos do mar, no aipo e bananas, por exemplo.

Cobre – Encontra-se nas nozes, avelãs, no cacau, cogumelos, legumes e soja, entre outros.

Zinco – O zinco também é importante para a nutrição do cabelo e estimula a multiplicação das células, fortalecendo o couro cabeludo e a qualidade dos fios. Encontra-se nos espargos, beringelas, bananas, grão de bico, gérmen de trigo e figos, principalmente.

Biotina –  Esta é uma vitamina B importante para um cabelo saudável. Encontra-se no leite e seus derivados, morangos, fígado e levedura de cerveja, por exemplo.

Ácidos gordos Omega-3: Ajudam a manter o cabelo saudável e têm um papel pois impedem que os cabelos fiquem secos e quebradiços. Boas fontes incluem: salmão, atum, cavala, linhaça e nozes.

Ácido fólico – Encontra-se nos espargos, brócolos, beterraba, sumo de abacate e laranja.