Como evitar a retenção de líquidos no verão

Com a chegada do verão, é comum sentirmos alguns sintomas desconfortáveis devido ao calor , tais como os pés cansados ​​e os tornozelos inchados, e às vezes acordamos com a cara e as pálpebras inchadas… isso significa que, sem dúvida, que estamos a reter líquidos.

Alguns outros fatores também podem causar essa retenção de líquidos, tais como sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e alterações hormonais  como as do período menstrual.

Alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos:

Os mais indicados são os que possuem 90% de água na composição. “Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. Para o bom funcionamento deles, é preciso ter uma dieta com alta ingestão de água e alimentos com alto teor de líquidos.

– Laranja, tomate, banana e manga, facilitam no combate do inchaço;
– Os melhores chás para este problema são: chá verde, branco ou cavalinha;
– Abacaxi, melão, laranja, agrião, rúcula, beringela e tomate são alimentos super diuréticos e o melhor, naturais, assim super indicados para esses casos.

– Fibras como aveia e grânola ajudam na limpeza do organismo, evitando prisão de ventre.

– Água de coco é rica em potássio e ajuda na prevenção desse mal. Beba sem medo!!!

– Alho também é indicado, já que ajuda a diminuir a pressão arterial combatendo o inchaço.

– Alface, melancia, pepino e chuchu : são alimentos cuja a composição é basicamente água, ou seja, recomendadíssimos.

– As verduras de cores escuras ativam a circulação, você também pode dar preferência a elas.

Alimentos que agravam o problema:

De acordo com as nutricionistas, os alimentos embalados devem ser evitados, porque contêm muito sódio.

• Repolho, couve, couve-flor, batata-doce, leite – provocam a sensação de inchaço por fermentar no organismo provocando gases;
• Alimentos com cafeína: café, chá mate, guaraná, achocolatado;
• Fritos, ketchup e mostarda;
• Doces, além de engordar, produzem mais toxinas no organismo;
• Salame, os enchidos, o bacalhau e os enlatados, devido aos conservantes.

Precauções que você deve tomar se  sofre de retenção de líquidos:

1. Ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais.
2. Modere o consumo de sal e observar sempre o rótulo dos alimentos e preferir os que apresentam baixo teor de sódio. Caso o alimento tenha mais do 400mg de sódio (Na) por 100g/ml de produto, é considerado alto teor de sal; reduzir o quantidade de sal na sua dieta irá ajudá-la a libertar o excesso de água do seu corpo.
3. Beber no mínimo 2 litros de água por dia; pois além de prevenir a retenção de líquidos a água também ajuda a eliminar toxinas e auxilia o funcionamento adequado dos rins, do intestino e da circulação sanguínea.
4. Evitar roupas e sapatos apertados, especialmente em dias muito quentes.
5. Praticar alguma atividade física
6. Alimentos diuréticos são ótimos aliados para eliminar os líquidos retidos. Sempre que puder, consuma frutas como melancia, pêra, limão e abacate, além de verduras e legumes.
7. Faça sempre cinco refeições, comer de três a quatro porções de frutas, consumir muita salada e evitar os alimentos fritos, gordurosos e com muito sal ou açúcar garantirá que você não retenha líquidos de forma desnecessária no seu organismo durante este verão.

Contudo, não deixe de seguir  sempre as recomendações do seu médico ou nutricionista. Na dúvida, pergunte sempre !!!