Dicas para fortalecer as unhas quebradiças

Ter umas unhas bonitas e bem cuidadas, é  o desejo de todas as mulheres, pois dão logo outro look 😉

Muitas vezes as unhas enfraquecidas podem ser um sinal de alimentação inadequada, pois a falta de nutrientes no organismo contribui para enfraquecer as unhas (exemplo: dietas de emagrecimento severas) ou pode até mesmo ser alguma doença mais grave.

Para se ter unhas saudáveis e bonitas o melhor mesmo é alimentar-se de forma saudável, comendo alimentos que ajudam a fortalecer as unhas.
Para tal verifique se a sua alimentação está carente de minerais como cálcio, zinco e magnésio. Como identificar isso? Veja se você come brócolos, couve-de-bruxelas, lentilhas, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais, leite e derivados.

Deve ingerir também alimentos que tenham biotina, que é uma vitamina do complexo B que está nos peixes de água salgada, na gema cozida e em grãos integrais.

– As outras vitaminas importantes, são as do complexo B, e a vitamina C: encontradas na laranja, limão, morango, goiaba.
– A vitamina E: presente em vegetais de folhas verde escura, oleaginosas, grãos integrais, que auxilia o corpo a produzir queratina, protegendo e fortalecendo as unhas.

Sendo que a maioria dos problemas de unhas resultam de má nutrição, por isso siga uma dieta rica em vitamina A e B, proteína animal e minerais como ferro, zinco e cálcio para ter as unhas fortes e saudáveis.
Pode também recorrer a tratamentos caseiros para fortalecer as unhas:

Dicas caseira para fortalecer as unhas:

– Para fortalecer as suas unhas, você deve mergulhar as unhas em azeite de oliva.
– As unhas devem ficar de molho no azeite de oliva de 10 a 30 minutos.
– Este procedimento deve ser de preferência aplicado antes de dormir.
– Se puder, ao tirar as unhas do azeite de oliva, sem as lavar ou as limpar, coloque umas luvas e durma com as unhas untadas de azeite. Desta forma o fortalecimento das unhas será aproveitado ao máximo.
– Se não gostar ou não desejar, limpe suavemente as unhas com um papel aderente ou um pano macio. Aconselha-se a não lavar as mãos para que as unhas fiquem “lubrificadas”.

Verá que este “fortalecedor de unhas caseiro” hidrata e fortalece as unhas, evitando que elas se quebrem com facilidade.

– Outra receita é a base de alho. Numa tigela esmague  um ou dois dentes de alho e use esta pasta para massagear as unhas todas as noites, durante 15 dias consecutivos. Depois de 15 dias, basta fazê-lo uma vez por semana, principalmente à noite, antes de dormir, para que o cheiro não perturbe as suas atividades diárias.

– O bicarbonato de sódio também contribui para fortalecer as unhas e eliminar as toxinas e impurezas . Basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água e mergulhe as unhas todas as noites por cerca de 15 minutos. Deve fazê-lo durante 10 dias, e, em seguida, uma a duas vezes por semana para manter as unhas fortes e saudáveis.

Creme fortalecedor para unhas

  • 4 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (chá) de manteiga de cacau
  • 1 colher (sopa) de cavalinha fresca
  • 1 colher (chá) de lanolina

Modo de preparação:

  1. Coloque a cavalinha na água e cozinhe até ferver.
  2. Noutro recipiente, misture, em banho-maria, a lanolina com a manteiga de cacau e, aos poucos, acrescente o chá da cavalinha.
  3. Misture até encorpar e ficar com uma consistência cremosa.
  4. Massageie as unhas com o creme antes de dormir durante dez dias.

Estas são algumas das dicas para fortalecer as unhas quebradiças.

1 COMENTÁRIO

  1. Gostava de poder aceder às vossas dicas .Acho-as interessantíssimas em varíadissimos temas. Obrigada.

Comments are closed.