Ginástica Hipopressiva

A Ginástica Hipopressiva, desenvolvida na Bélgica, estimula e fortalece os músculos abdominais, as paredes da vagina e a musculatura do períneo, ajuda a posicionar os órgãos do baixo-ventre e favorece a correção postural da mulher, independentemente da sua idade.

Este tipo de exercícios posturais rítmicos  permitem que você tenha a sua barriga lisa. Este tipo de ginástica é conhecido pelo nome de ginástica Hipopressiva.

O que é ginástica Hipopressiva?

A Ginástica Hipopressiva  é um tipo de atividade física de baixo impacto, que permite reduzir a cintura e ajudar a  ter a barriga lisa.

Como? Através de exercícios posturais, rítmicos.

  •  Esses exercícios são movimentos de baixo impacto, que são executadas num ritmo lento. A respiração é uma das características mais importantes nestes exercícios, que deve ser combinada com os movimentos. Os exercícios melhoram a postura, e o ritmo está directamente relacionado com a respiração.
  •  O objectivo da ginástica Hipopressiva é fortalecer os músculos pélvicos, abdómen e os braços. Por outro lado, são ideais para melhorar a postura.
  •  Quando você fizer esses exercícios, a pressão dentro do abdómen é reduzida, o que protege os órgãos internos e fortalece os grupos musculares abdominais, como o músculo recto abdominal, oblíquos e transverso (músculos da cintura )
  •  Estes exercícios físicos  podem ser adaptados facilmente às suas necessidades e em relação à saúde e estética que você deseja alcançar.
  •  A ginástica Hipopressiva pode  também ser útil para pessoas que sofrem de incontinência urinária, pernas inchadas ou tem que corrigir a postura.
  •  Além disso, se você procura resultados rápidos, de acordo com os especialistas estes exercícios são indicados, porque se você praticar regularmente por 10 minutos, (2 ou 3 vezes por semana), em 2 ou 3 semanas você começa a ver  mudanças na sua barriga e na sua cintura.

Como é feita a ginástica hipopressiva?

A ginástica hipopressiva é formada por três movimentos em sequência: contração dos músculos abdominais, contração da MAP ( músculos do assoalho pélvico) e contracção dos músculos intercostais e peitorais. Preferencialmente a mulher deve estar deitada confortavelmente, sobre uma superfície firme e com os joelhos semi-dobrados (pés apoiados no chão).

1) Contração dos abdominais: deve-se inspirar (puxar o ar) profundamente, soltar lentamente todo o ar e então trancar a respiração enquanto se contrai os abdominais com força, encolhendo a barriga, empurrando o umbigo para dentro como se faz para tentar fechar o zíper de umas calças apertadas;

2) Contratação da MAP: mantendo a barriga encolhida, a MAP deve ser contraída com toda a força e sustentada (sem soltar);

3) Contração dos Intercostais e Peitorais: ainda com a barriga encolhida e a MAP contraída, deve-se estufar o peito, afastando as costelas e abrindo os ombros (sem mexer os braços ou os ombros).

Apesar de todos os benefícios que você pode obter com esses exercícios posturais, rítmicos, é importante consultar o seu médico antes de os fazer, especialmente se você sofre de pressão arterial elevada. Não se esqueça combinar estes exercícios com uma dieta especial para ter a barriga lisa .

Note que ao executar estes exercícios, é importante um especialista para guiar e controlar. Este tipo de ginástica é , óptima e ajuda a ter a barriga lisa, sem muito sacrifício.