Sintra é uma vila que se situa entre as colinas da Serra de Sintra a pouco mais de 40 minutos de Lisboa.

Sintra parece retirada de um mundo habitado por fadas, mágicos e cavaleiros, pois está rodeada de colinas arborizadas, fortalezas, espaços verdes, casas e mosteiros centenários escondidos nos mais remotos espaços florestais.

É uma cidade misteriosa que envolve os seus visitantes de uma forma memorável. Sintra é uma cidade pequena, mas o seu fascínio natural convenceu a UNESCO a classificá-la como Património Mundial.

Neste artigo vamos te revelar o que visitar em Sintra. Fique connosco!

Sintra como chegar?

Se sair de Lisboa, através do IC19 chega a Sintra em cerca de 40 minutos, mas recomendo que vá cedo, pois Sintra é muito turística e se chegar tarde pode apanhar longas filas e uma perda de tempo que poderia investir a visitar mais monumentos.

Sintra o que visitar e ver em um dia

Se está a planear uma escapadela e só tem um dia a nossa recomendação é que visite o Palácio da Pena de manhã cedo, depois a Quinta da Regaleira e se chegar a horas, o Palácio Nacional de Sintra. 

Mas esta é a nossa opinião pessoal! Se for de carro na volta, poderá ver o pôr-do-sol no Cabo da Roca ou na Boca do Inferno. Se tens dois dias, podes visitar todos os locais em Sintra que aparecem neste post.

Palácio da Pena em Sintra

É um palácio do século XIX que combina vários estilos arquitetónicos, tendências estéticas e cores. 

Tanto na fachada como no seu interior podemos ver elementos clássicos portugueses, como os azulejos; e também outros típicos do romantismo. 

O palácio está rodeado por um jardim botânico com espécies da flora e fauna de todo o planeta. O Palácio da Pena é sem dúvida uma visita obrigatória em Sintra.

Existem dois tipos de bilhetes, um que permite entrar no palácio e jardins por 10€, e outro que dá acesso apenas aos jardins por 5€.

O palácio está aberto todos os dias das 09:00 às 18:00 (última entrada às 17:30) e está encerrado nos dias 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.

Quinta e Palácio da Regaleira em Sintra

A Quinta da Regaleira é uma visita imperdível em Sintra, que data do início do século XX, altura em que o terreno foi adquirido por António Carvalho Monteiro, um nobre português que, com a ajuda do arquiteto Luigi Manini, desenhou e construiu este espaço incrível. 

Demora pelo menos 3 horas para percorrer esta atracão mágica e enigmática. A Quinta da Regaleira é um dos monumentos mais fantásticos para ver em Sintra. 

Não se esqueça de visitar as suas grutas, lagos, avenidas, passagens subterrâneas, o interior do palácio, o lago, a estufa, a capela e o poço que, segundo a lenda, era usado pelos maçons.

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra é um misto de arquiteturas: manuelina, gótica, renascentista tendo uma coleção de azulejos muito bonitos sendo Património Mundial da UNESCO.

Foi na altura um palácio real. É o resultado de várias reconstruções e ampliações que lhe deram o aspeto que tem hoje, e a sua história remonta ao século XI, à época muçulmana. 

O palácio foi residência da família real que ali se refugiou para fugir do calor da capital portuguesa.

O que mais chama à distância é, sem dúvida, o seu par de chaminés cónicas com mais de 30 metros de altura.

Convento dos Capuchos

O convento dos Capuchos está inserido no Parque Natural da Serra de Sintra. É um antigo convento medieval, que está longe de ser imponente como os anteriores.

O conjunto de edifícios tem uma área muito reduzida e várias das celas têm portas inferiores à altura de um homem, pelo que é necessário inclinar-se para entrar.

A construção em pedra é cercada por uma vegetação exuberante.

Antigamente, era habitado por um grupo de franciscanos que faziam o seu voto de humildade. Segundo a lenda, um deles viveu quase cem anos apesar de ter vivido os últimos 30 anos da sua vida numa caverna dentro das paredes do convento, cumprindo penitência.

Palácio de Montserrate

O Palácio de Monserrate é um palácio romântico que foi construído como uma casa de verão para Francis Cook e a sua família.

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1978 pelo Estado português e Património da Humanidade pela UNESCO em 1995 no âmbito do conjunto da Serra de Sintra. 

Você pode visitar o palácio e os seus jardins: o jardim do México, o jardim do Japão e o vale dos fetos.

A Casa Piriquita

A Piriquita é uma tradicional e antiga fábrica de queijadas, fundada em 1862. 

É o local ideal para provar as iguarias típicas quando visita Sintra. 

As mais procuradas são as queijadas e os travesseiros, um doce de massa folhada e amêndoas e os pastéis de nata.

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros, fica muito perto do Palácio da Pena, pode-se ir a pé e podemos visitá-lo juntos. 

Este castelo foi construído pelos árabes no século IX como uma fortificação estratégica e defensiva.

Atualmente podemos visitar as suas muralhas e torres, entre as quais se destaca a Torre Real, de onde se pode desfrutar de incríveis vistas da cidade.

Centro histórico de Sintra

O centro histórico de Sintra é pequeno, mas cheio de boas surpresas, com ruas estreitas e íngremes, restaurantes interessantes e lojas de artesanato e souvenirs.

Azenhas do Mar

Podemos aproveitar a visita ao Palácio de Monserrate e fazer um pequeno desvio a esta pequena vila piscatória que fica perto de Sintra e passar uns momentos à beira-mar neste local, visto que fica apenas a 8 quilómetros de distância. 

Azenhas do Mar é conhecida pelas suas adegas, pelos peixes e pelas suas praias, mas a imagem mais famosa da vila é a da sua piscina natural de água salgada.

Especialmente vista do topo das falésias. Achamos que é um local muito tranquilo, com praias bastante selvagens e muito pouco frequentadas, uma excursão altamente recomendada para fazer a partir de Sintra.

Onde comer em Sintra?

Café Paris

Mais do que pela gastronomia, baseada nos pratos habituais da cozinha portuguesa e internacional, pelo que merece uma visita a este lugar quase lendário, não só pelo ambiente mas pelo estilo setecentista e pela sua magnífica localização, em frente ao Palácio Nacional.

Taverna dos Trovadores

Cozinha tradicional portuguesa, com bacalhau e porco como protagonistas. 

Apresentações com música tradicional portuguesa, num ambiente muito agradável. Praça D. Fernando II, 18 porta 6. Sintra.

5 Sentidos Casa do Largo

Este restaurante fica na vizinha Cascais e oferece cozinha portuguesa clássica, mas com toques muito modernos, tanto nas apresentações como no ambiente do local.

Bacalhau e polvo são as estrelas do menu. Largo da Assunção, 6. Cascais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here