1º Chá de Hibisco: desincha
Efeito: Reduz a gordura e a retenção de líquidos. Combate os radicais livre, protegendo a pele do envelhecimento precoce.
Como usar: 4 vezes ao dia, entre as refeições. É vendido na versão desidratada, em lojas do ramo, ou sachêe em supermercados. Ferva 1 litro de água e coloque 1 colher (sopa) de hibisco. Ferva por mais cinco minutos, coe e tome.

2º Chá branco: reduz o colesterol
Efeito: Acaba com o inchaço e reduz a absorção de gordura dos alimentos. Diminui o colesterol ruim (LDL) e fortalece veias e artérias.
Como usar: É encontrado em erva a granel, sachê oi pó. O efeito da versão instantânea é suave, mais é mais prática: dissolva o pó na água. Tome 4 xícaras ao longo do dia. Evite durante as refeições.

3º Cavalinha: desintoxica
Efeito: Essa erva atua diretamente nas inflamações, exterminando os nódulos de celulite. Isso porque a cavalinha ativa a circulação sanguínea, acelera o metabolismos e é desintoxicante.
Como usar: Para obter o efeito terapêutico do chá, ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba 3 ou 4 copos por dia. Tome quente, morno ou gelado, sem açúcar nem adoçante.

4º Chá vermelho: O poder da vitamina C
Efeito: Combate o inchaço, diminui a fome e queima calorias. É rico em vitamina C, sais minerais e cafeína, acelerando o metabolismo e a perda de peso.
Como usar: Está disponível como cápsula, pó solúvel e erva seca para infusão. Para potencializar o efeito emagrecer, tome 4 xícaras por dia. Evite ingerir á noite: por ser rico em cafeína, esse chá pode atrapalhar o sono. Não deve ser tomado por grávidas e por pessoas com gastrite ou arritmia cardíaca.

5º Dente-de-Leão: Diurético
Efeito: Tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquidos. Também melhora o funcionamento do intestino.
Como usar: Consuma de 3 a 4 copos por dia, meio copo antes de cada uma das refeições principais. No final do dia, o dente-de-leão prolonga a sensação de saciedade, combatendo a fome noturna. Ferva 2 copos de água e, quando estiver em ebulição, adicione um punhado de dente-de-leão. Deixe em fogo brando por cinco minutos, coe e beba ainda quente.

6º Chá verde: melhora a digestão
Efeito: É um dos mais usados ao combate à má digestão. Serve também como desintoxicante natural e ajuda a aliviar a retenção de líquidos.
Como usar: O melhor efeito é conseguindo com o consumo de 6 xícaras por dia. Tome o chá em jejum, nos lanches da manhã e da tarde, meia hora antes do almoço e do jantar e ao se deitar. Use 2 colheres (sopa) do chá para 1 litro de água.

7º Canela com gengibre: Acelera o metabolismo
Efeito: Os dois são alimentos termogénicos – ou seja, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias. Esse chá dá energia e melhora a disposição para enfrentar o dia!
Como usar: No inverno, tome o chá bem quentinho; no verão bata com pedras de gelo. Você vai precisar de 5 litros de água, 1 pau de canela e 2 rodelas de raiz de gengibre. Ferva a água, coloque a canela e o gengibre, deixe por mais uns minutinhos e sirva.

8º Alecrim: facilita a digestão
Efeito: Ajuda no funcionamento do sistema digestivo e, de quebra, seca a gordura da barriga.
Como usar: Beba antes das refeições. Para prepará-lo, basta ferver 1 litro de água e acrescentar 2 colheres (sopa) do alecrim. Ao desligar o fogo, abafe a mistura por cinco minutos, coe e beba quente, morno ou frio.

9º Chá de oliveira: Melhorias na zona abdominal
Efeito: Age nas gordurinhas que insistem em aparecer na região da barriga.
Como usar: Beba 3 ou 4 xícaras por dia. Se for combinado a uma alimentação correta, esse chá garente a perda de 10% da circunferência do abdómem. Valem três dicas de ouro: não adoce, faça um chá fresco a cada dia e varie o sabor adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Esses alimentos mudam o sabor, mas não alteram os benefícios.

10º Centelha asiática: anti-celulite
Efeito: combate a celulite
Como usar: É vendido em cápsulas e também em ervas. Os especialistas dizem que a infusão é o método mais eficaz.

11º Chai indiano: dissolve a gordura localizada
Esse chá traz saúde porque auxilia na digestão, é diurético e tem ação antioxidante. E não é que ele ainda ajuda a emagrecer?

12º Camomila: garante o sono
Efeito: além de aplacar a fome, proporciona uma boa noite de sono.
Como usar: tem efeito calmante quando ingerido antes de dormir.

13º Cabelo de milho: Combate varizes
Efeito: Diurético, diminui a retenção de urina, as varizes e o inchaço nas pernas.
Como usar: Tome 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia. Faça com 1 colher (sopa) de cabelo de milho em 1 litro de água fervente.

14º Erva doce: mantém a ansiedade sob controle
Efeito: Ótima para controlar a ansiedade e o estresse – e comer menos!
Como usar: Consuma várias vezes ao dia, antes ou depois das refeições.

15º Chá das três ervas: Aciona a bexiga
Efeito: Facilita a queima de gordura e a eliminação de toxinas pela urina.
Como usar: Para fazer esse chá, ferva a água com 1 colher (chá) de cavalinha, 1 colher (chá) de camomila e 1 sachê de chá verde com maracujá. Coe e tome em seguida.

16º Chá das 30 ervas: Reduz as medidas
Efeito: Ajuda a perder líquidos
Como usar: A mistura é encontrada pronta em lojas de produtos naturais. Coloque 3 colheres (sopa) em 1 litro de água e ferva, deixe em infusão por cinco minutos e beba quente, morno ou frio.

17º Carqueja: ajuda na  dieta
Efeito: Dá uma ajuda na dieta, mandando embora as toxinas. É indicado para quem tem colesterol alto.
Como usar: Adicione 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água fervente. Abafe por alguns minutos, coe e beba sem açúcar.

18º Chá preto: Protege o coração
Efeito: melhora a digestão após uma refeição rica em gorduras. Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Como usar: beba 1 xícara de chá após o almoço e após o jantar.

19º Queima gordura
Como usar:  Coloque 1 litro de água a ferver e misture uma pitada das seguintes ervas: centelha asiática, cavalinha, mulungu, hibisco, folhas de oliveira e fucus. Abafe, coe e beba 1 xícara desse chá, de preferência quatro vezes por dia.

20º Acaba com a fome
Como usar: Você pode prepará-lo em casa juntando 1 copo de água a ferver e 1 colher (chá) de cada erva: fitolaca, pau-magro, fucus, mulungu, tília e kawa-kawa. Tome 2 vezes ao dia, uma hora após o almoço e duas horas depois da janta.

21º Elimina gordura
Como usar: Tome 1 xícara antes de dormir. No preparo, basta deixar ferver meio copo de água e acrescentar: 1 pedaço de casca de abacaxi, 1 pau de canela, 1 colhes (sopa) de cáscara sagrada. Abafe, coe e tome ainda quente